Sexta-feira, 23 de maio de 2025 3w5p6j

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER 6z2533

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Empresas procuraram menos crédito em março no Brasil q6j6f

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa mostra crescimento de 0,9%, ante alta de 13,1% em fevereiro

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Pesquisa mostra crescimento de 0,9%, ante alta de 13,1% em fevereiro. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

A procura de crédito por parte das empresas cresceu 0,9% em março de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024. Apesar da alta, o número é menor que o de meses anteriores, o que indica precaução das companhias em um cenário de juros altos.

O dado faz parte do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian. O resultado de março é a quarta expansão seguida na procura por crédito na comparação com o mesmo período do ano anterior:

março 2025: 0,9%
fevereiro 2025: 13,1%
janeiro 2025: 11,3%
dezembro 2024: 5,1%
No acumulado de 12 meses até março, a procura por crédito cresceu 4,2%. Em janeiro, o resultado era expansão de 2,9% e, em fevereiro, 3,9%.

De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a desaceleração em março tem relação direta com o patamar alto de juros no País. “O ritmo mais moderado na demanda por crédito em março reflete um cenário de cautela por parte das empresas diante desafios como o custo elevado do crédito e as incertezas econômicas provocadas pelo ambiente de juros elevado”, afirma.

Ela ressalta que o fato de uma empresa buscar crédito, ou seja, contrair dívidas, pode ser uma alavanca poderosa para investimento, pelo fato de que pode viabilizar projetos e também expansão de operações. “O crédito acaba permitindo que esses investimentos aconteçam de forma antecipada e contribua positivamente para acelerar o crescimento das empresas”, aponta.

Juros contra inflação

Desde setembro do ano ado, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) tem elevado a Selic, taxa básica de juros da economia. De lá até maio, os juros aram de 10,5% ao ano para 14,75% ao ano.

Por ser a taxa básica de juros, a Selic pode ser entendida como o custo dos bancos para captarem dinheiro. Dessa forma, o comportamento da Selic influencia outras taxas, como a dos empréstimos fornecidos pelas instituições financeiras.

A justificativa do Copom para aumentar a Selic ao longo dos últimos meses é o combate à inflação, uma vez que aumentar o custo do dinheiro desestimula o consumo das famílias, esfriando a economia, de forma que os preços recuem ou subam menos. De acordo com o BC, o efeito da Selic na inflação leva de seis a nove meses para se tornar significativo.

Em abril – dado mais recente – o acumulado de 12 meses da inflação oficial, apurada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 5,53%, acima da meta do governo de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Uma consequência da política monetária restritiva (juros altos) é que empresas ficam menos propensa a pegar empréstimos para investir.

Oscilação

A economista da Serasa Experian avalia que a oscilação dos últimos meses, com momentos de baixa na procura e de alta, mesmo com juros altos, envolve bastante incerteza econômica em relação ao cenário prospectivo (busca por recursos), ao tamanho da desaceleração da economia, a como a taxa de juros pode impactar o consumo do brasileiro por bens e serviços.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Notícia Anterior 4g3c18
Pé-de-Meia 2025: pagamento da segunda parcela do programa começa na segunda-feira 334i38
Próxima notícia 3gs5x
Grêmio realiza treino com foco no jogo contra o Bahia pelo Brasileirão 5v2z12
/empresas-procuraram-menos-credito-em-marco-no-brasil/ Empresas procuraram menos crédito em março no Brasil 2025-05-22
Deixe seu comentário 2s5m3i
Pode te interessar 30254k

Economia Investigado por fraude, “careca do INSS” perde ação ao tentar barrar publicação do seu apelido na imprensa 2p385

Economia Correios vão atender a partir do dia 30 os aposentados vítimas de fraude no INSS 6u2p67

Economia IOF: saiba o que é o Imposto sobre Operações Financeiras e quem paga 35401k

Economia IOF para compra de moeda estrangeira em espécie e remessas para contas no exterior sobe de 1,1% para 3,5% 1k1ig